Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Bico-chato-de-orelha-preta(Yellow-olive Flycatcher)

Tolmomyias sulphurescens

Description:

O bico-chato-de-orelha-preta é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae. Seu nome científico significa: do (grego) tolma = ousado, arrojado; e myias, muia = papa-moscas, moscas; e do (latim) sulfur = enxofre, amarelo enxofre. ⇒ Papa-moscas ousado, amarelo enxofre. Mede 13-14 cm. Pode-se notar a cor acinzentada da cabeça, onde ressalta-se uma área branca ao redor dos olhos e à frente, até o bico. Na ave adulta, o olho é cinza claro, característica ótima para identificá-la (no juvenil, olho marrom). O bico é branco em baixo e escuro em cima, outro detalhe importante na determinação. Garganta clara. Nas asas, duas faixas amareladas, com as penas longas de voo com a borda clara. Barriga amarelada, com o peito levemente acinzentado. O canto é chamativo e, depois de aprendido, fica mais fácil localizar a ave. Canta o ano inteiro, sendo que de julho a dezembro emite o chamado durante todo o dia. Fica ativo até nas horas mais quentes do dia, com seu assobio alto, composto de duas ou três notas agudas. Em geral, o primeiro é mais curto, com os seguintes um pouco mais demorados, sempre espaçados entre si. Há variação individual no timbre, no espaçamento e no número de notas.

Habitat:

Insetívoro da parte média da mata seca e cerradão, ocasionalmente em manchas mais largas de mata ciliar em área sem inundação. Comum nos ambientes típicos, difícil de ser observado pela camuflagem da cor olivácea do corpo com a folhagem. Pousa em locais expostos (galhos e cipós), mas o comportamento de ficar parado à espera de uma presa passando também dificulta a localização. Depois de visualizado, é fácil de ser seguido, por dar pequenos voos até o próximo poleiro. Territorial, vive solitário ou em casais. É residente o ano todo no mesmo local.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

No Comments

Jardel Prado
Spotted by
Jardel Prado

MG, Brazil

Spotted on Dec 11, 2014
Submitted on May 7, 2015

Related Spottings

Spotting Yellow-breasted Flycatcher picoplano sulfuroso - picochato grande - yellow-olive flatbill picoplano aliamarillo - Yellow-margined Flatbill

Nearby Spottings

Bagageiro(Mouse-colored Tyrannulet) Baiano(Yellow-bellied Seedeater) Bico-de-pimenta(Black-throated Saltator) Águia-chilena(Black-chested Buzzard-Eagle)
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team