Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Bico-de-lacre(Common Waxbill)

Estrilda astrild

Description:

O bico-de-lacre é uma ave passeriforme da família Estrildidae. Conhecido também como beijo-de-moça (Minas Gerais), bico-de-lacre-comum, bico-de-lata (Santa Catarina) e bombeirinho (Espírito Santo). É uma espécie exótica, proveniente da região sul da África e introduzida no Brasil através de navios negreiros no reinado de D. Pedro I. Reintroduzida no interior de São Paulo na segunda metade do século XIX, deve ter sido levada para os outros estados pelo homem, pois, devido à sua capacidade de voo reduzida, sua distribuição é menos espontânea que a do pardal. Seu nome científico significa: (origem incerta) Estrilda = Estrela; nome específico para esta espécie de ave; e (origem incerta) do (alemão/holandês) astrild = termo genérico para esta ave africana em específico. ⇒ Bico de lacre. Mede cerca de 10,5 cm de comprimento e pesa 7,5 g. Ambos os sexos são parecidos, possuindo crisso e coberteiras inferiores da cauda negros no macho e pardo escuros nas fêmeas. Jovens imaturos possuem o bico negro além de uma pequena comissura labial branco reluzente. Quase não possuem a ondulação e o vermelho intenso da plumagem do adulto. O distintivo morfológico mais proeminente nos filhotes são as protuberâncias branco-resplandescentes na base da maxila e da mandíbula, que refletem a luz, aparecendo como fosforescentes no interior escuro do ninho e orientando os pais para a alimentação. Essas protuberâncias secam depois que os filhotes deixam o ninho, mas permanecem no desenho da boca.

Habitat:

É comum em campos e terrenos baldios nas cidades. Originário da África, o bico-de-lacre foi trazido para o Brasil em navios negreiros para servir como pássaro de estimação, durante o reinado de D. Pedro I. Tendo escapado das gaiolas, inicialmente no Rio de Janeiro, espalhou-se por diversas regiões brasileiras. Vive em bandos de cerca de 6 indivíduos.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

1 Comment

Desmond.E.S.O
Desmond.E.S.O 8 years ago

I love pink birds! and all that are unusual (like this one), thanks for sharing!

Jardel Prado
Spotted by
Jardel Prado

MG, Brazil

Spotted on Oct 27, 2014
Submitted on May 7, 2015

Related Spottings

Common waxbill Common Waxbill Common waxbill (bico de lata) Common Waxbill

Nearby Spottings

Tapicuru-de-cara-pelada(Bare-faced Ibis) Capivara Beija-flor-tesoura(Swallow-tailed Hummingbird) Biguá(Neotropic Cormorant)
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team