Project Noah

Project Noah is a tool to explore and document wildlife and a platform to harness the power of citizen scientists everywhere.

Join Project Noah Today

Pica-pau-rei

Campephilus robustus

Description:

Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Piciformes Família: Picidae Leach, 1820 Espécie: C. robustus Nome Científico Campephilus robustus (Lichtenstein, 1818) Nome em Inglês Robust Woodpecker

Habitat:

É considerado o maior pica-pau do Brasil, destaca-se por sua robustez e beleza, com cabeça e pescoço vermelhos e peito barrado de branco e preto. Pode ser encontrado de Goiás, Minas Gerais e Bahia até o Rio Grande do Sul. Medindo cerca de 36 centímetros de comprimento, com peso médio de 200 gramas. De rara beleza, possui a cabeça e o pescoço vermelhos, dorso creme, asas e cauda negras. O peito e o ventre são brancos, inteiramente barrados de finas faixas horizontais negras. O macho tem uma pequena mancha auricular preta e branca, enquanto a fêmea possui uma grande estria malar branca, vilada de negro. Assim como as demais espécies de pica-pau. C. robustus possui um canto territorial, diversos tipos de chamados e uma música instrumental, o “tamborilar”. Ela é executada através de repetidos golpes do bico sobre a superfície de troncos secos ou ocos, substrato escolhido de maneira a proporcionar boa ampliação da sonoridade e alcance do ruído. C. robustus faz um “tamborilar” bissilábico, que pode soar como uma voz e ser individualmente diferente.


No species ID suggestions

2 Comments

Cris
Cris 4 years ago

Obrigada Sckel!

Sckel
Sckel 4 years ago

Que maravilha ainda por ver uma ave dessas nos centros urbanos.

Santo André, SP, Brazil

Lat: -23.61, Long: -46.56

Spotted on Apr 15, 2014
Submitted on Apr 15, 2014

Related spottings

carpintero negro Carpintero Magallánico Carpintero Pico Plata Red-Necked Woodpecker

Nearby spottings

Borboleta Butterfly eggs Crisálida Mycena