Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Guincho-comum

Larus ridibundus

Description:

É uma gaivota relativamente pequena. Por baixo é branca e por cima é prateada. As asas são cinzentas com um triângulo branco nas primárias. O bico e as patas são vermelhos. A partir de Março os adultos envergam a plumagem nupcial, facilmente reconhecível pelo capuz castanho, cor de chocolate. Pode formar bandos de centenas ou mesmo milhares de indivíduos e mistura-se frequentemente com outras espécies de gaivotas. Pode confundir-se com a gaivota-de-cabeça-preta, distinguindo-se desta última espécie pela ponta preta das asas e, quando em plumagem nupcial, pelo capuz preto, e não castanho.

Habitat:

O guincho-comum ocorre em Portugal principalmente como invernante e pode ser observado sobretudo de Julho a Março. A partir do fim de Junho os primeiros adultos regressam, por vezes ainda em plumagem de Verão e em Julho aparecem os primeiros juvenis. Como nidificante é claramente raro, havendo registos isolados de nidificação nos estuários do Mondego e do Sado. Note-se que alguns indivíduos não reprodutores podem ser observados em Portugal durante a época de nidificação

Notes:

Sendo uma gaivota muito abundante em Portugal, o guincho-comum não cativa geralmente a atenção dos ornitólogos. No entanto, quem observar esta espécie ao longo do ano, notará que as aves se tornam mais atraentes a partir de Fevereiro ou Março, quando os adultos vestem o seu capuz cor de chocolate.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

No Comments

Prof. Reynaldo dos Santos
Spotted by a stud ent at Prof. Reynaldo dos Santos

Portugal

Spotted on Jan 9, 2014
Submitted on May 28, 2014

Related Spottings

Larus ridibundus Ring-billed Gull Heuglin's Gull Ring-Billed Gull

Nearby Spottings

Pombo-Comum Pombo-das-rochas Pato-de-Bico-Vermelho (♂) Guincho-Comum

Reference

Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team