Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Biguá(Neotropic Cormorant)

Phalacrocorax brasilianus

Description:

O biguá (Phalacrocorax brasilianus) é uma ave suliforme da família Phalacrocoracidae. Ave aquática, mergulha em busca de peixes e permanece um bom tempo debaixo d'água, indo aparecer de novo bem lá na frente, mostrando apenas o pescoço para fora d'água. Para facilitar seus mergulhos, suas penas ficam completamente encharcadas, eliminando o ar que fica entre as penas e dificulta os mergulhos. Para secá-las é comum vê-los pousados com as asas abertas ao vento. Quase sempre visto em grandes bandos voando próximo d'água, em formação em “V”. Quando voam se assemelham a patos, sendo às vezes considerados como tais equivocadamente. Também são conhecidas pelos nomes de biguá-una, imbiuá, mergulhão, miuá e pata-d'água. Por ser inteiramente negro, recebe o nome comum, também , de corvo-marinho. Mede 58 a 73 cm, peso de 1,2 a 1.4 kg, envergadura de 100 a 102 cm. Ave preta com saco gular amarelo. Possui pescoço longo, cabeça pequena, bico cinzento amarelado longo e fino, sendo que a ponta da maxila termina em forma de gancho. Íris azuis, pernas e pés pretos. Na época da reprodução apresentam penas brancas beirando a garganta nua e com tufos brancos atrás das regiões auriculares. Imaturo, cor de fuligem ou marrom-escuro.

Habitat:

Vivem em águas interiores e na orla marítima, também ocorrendo em rios, lagos, banhados, açudes, represas, estuários, manguezais e nas cidades em parques com lagoas. Não se afastam da costa para se aventurarem no mar, mas voam para ilhas próxima à costa, podendo aí nidificar. Não possuem glândula uropigiana, encharcando totalmente sua plumagem para aumentar o peso e facilitar os mergulhos. Quando saem da água, secam sua plumagem abrindo a cauda e as asas ao sol, ofegando de bico aberto, por vezes revelando seu saco gular amarelo. Descansam pousados na beira d’água, sobre pedras, árvores, estacas ou mesmo sobre cabos. Empoleirado em um só pé, coça o píleo com as unhas, de forma cômica. Dormem em árvores ressequidas, ao lado de garças, nos manguezais ou em sarandizais. Devido suas fezes serem ácidas, podem danificar árvores, mas adubam a água, favorecendo a manutenção das populações de peixes, e assim atraindo outras aves para se alimentar. São desajeitados em terra, andando de maneira gingada, mas são exímios nadadores e mergulhadores utilizando seus pés com membranas interdigitais natatórias como propulsores. Quando voam se assemelham a patos, sendo às vezes considerados como tais equivocadamente e quando em bando, muitas vezes voam em formação em V. Mergulha em busca de peixes e permanece um bom tempo debaixo d'água, indo aparecer de novo bem lá na frente, mostrando apenas o pescoço para fora d'água. Para facilitar seus mergulhos, suas penas ficam completamente encharcadas, eliminando o ar que fica entre as penas e dificulta os mergulhos. Para secá-las é comum vê-los pousados com as asas abertas ao vento. Fora da época de reprodução, são geralmente solitários. Vivem até aos 12 anos em estado selvagem.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

No Comments

Jardel Prado
Spotted by
Jardel Prado

MG, Brazil

Spotted on Sep 27, 2014
Submitted on Sep 28, 2014

Related Spottings

Double-Crested Cormorant Neotropic Cormorant Brandt's cormorant Cormorant

Nearby Spottings

Freirinha(White-headed Marsh Tyrant) Capivara Beija-flor-tesoura(Swallow-tailed Hummingbird) Bico-de-lacre(Common Waxbill)
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team