Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Tuiuiú(Jabiru)

Jabiru mycteria

Description:

O tuiuiú é o nome de uma ave ciconiiforme da família Ciconiidae. Também conhecido como jaburru, jaburu, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas). O tuiuiú é considerado a ave-símbolo do Pantanal onde é a maior ave voadora. No sul do Brasil, é conhecido principalmente como jabiru, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar o cabeça-seca(Mycteria americana). Seu nome significa: do (tupi) yabi'ru,iambyrú = pescoço inchado, muito grande; e do (grego) mukter, mukterizo = focinho, nariz, bico. - ave com nariz muito grande de pescoço inchado. O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento 1,60 de altura, e pesar 8 kg. Pode chegar a quase 3 metros de envergadura(medida de uma ponta da asa aberta à outra). O distância do bico tem 30 cm, é preto e muito forte e a fêmea, geralmente, é menor que o macho. É uma cegonha; como tal, voa com seu pescoço e pernas esticados, ao contrário das garças e seus pescoços encolhidos durante o vôo.

Habitat:

É uma ave que realiza movimentos migratórios. Vive em margens de grandes rios e lagos com árvores esparsas e em outras áreas úmidas, onde se alimenta de peixes.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

2 Comments

Desmond.E.S.O
Desmond.E.S.O 9 years ago

Great Series!

Dilan Chathuranga
Dilan Chathuranga 9 years ago

So beautiful.....!

Jardel Prado
Spotted by
Jardel Prado

Miranda, MS, Brazil

Spotted on Oct 13, 2014
Submitted on Nov 28, 2014

Related Spottings

Jabiru Jabiru Jabiru Jabiru Stork

Nearby Spottings

Biguatinga(Anhinga) Maguari(Maguari Stork) Bico-doce(Jungle runner) Jacutinga-de-garganta-azul(Blue-throated Piping-Guan)
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team