Project Noah

Project Noah is a tool to explore and document wildlife and a platform to harness the power of citizen scientists everywhere.

Join Project Noah Today

Fishmoth

Lepisma sp.

Description:

ZYGEONTOMA (29 espécies; estimativa de 250)

Do grego zygos = união; entomos = segmentado. Relacionado com o corpo segmentado.

Nome popular: Traças ou traças-de-livro.

Insetos ectognatos, ametábolos, ápteros, com o corpo geralmente achatado e coberto de escamas. O olho está ausente nas formas crípticas e os ocelos ausentes na maioria das espécies, com antena filiforme, muitas vezes maior que metade do comprimento do corpo. Apresentam três filamentos caudais, um mediano e um par de cercos laterais. Antigamente estavam juntos com os insetos da Ordem Archaeognatha na Ordem Thysanura (Deve-se evitar o uso desta ordem).

Tamanho: 2 a 15 mm.

São insetos geralmente crípticos, maioria de hábitos noturnos, sendo alguns muito ágeis. Ocorrem em cavernas, solo, serapilheira, sob casca de árvores, sob rochas e em cupinzeiros e formigueiros (como inquilinos). A alimentação é constituída de matéria orgânica em decomposição e de fungos. (http://www.herpetofauna.com.br/Insetos.h...)

Habitat:

Residência

Notes:

Lepisma, conhecida popularmente como peixinho-de-prata ou ainda traça, é um inseto desprovido de asas que se alimenta de carboidratos como açúcares e amido. Pertence à ordem Thysanura e existe há cerca de 300 milhões de anos. Este inseto não deve ser confundido com as traças (mariposas) pertencentes à ordem Lepidoptera.

O comprimento de um lepisma, não incluindo seus membros, é de aproximadamente um centímetro. Seu brilho metálico se deve às escamas prateadas que surgem após a terceira muda.

Dependendo de sua condição de vida, o lepisma demora de quatro meses a três anos para atingir o estágio adulto. À temperatura ambiente, seu pleno desenvolvimento requer um ano. Sua vida pode durar entre dois e oito anos. Um lepisma que viva todo esse período pode sofrer aproximadamente oito mudas, apesar de elas poderem acontecer até quatro vezes ao ano, já que ele cresce constantemente. Os lepismas se alimentam à noite e pertencem ao pequeno grupo daqueles que possuem a enzima celulase. Os lepismas preferem alimentos ricos em amido ou polissacarídeos como a dextrina dos adesivos: cola, encadernações de livros, fotos, açúcar, cabelo, caspa e sujeira. Também podem consumir algodão, linho, seda, fibras artificiais e até mesmo insetos mortos e a pele das mudas. Num período de fome, os lepismas podem estragar artigos de couro e pano de fibras artificiais. Em casos extremos, os lepismas são capazes de sobreviver sem se alimentar por vários meses e até um ano. Eles são corretamente chamados de traças no Brasil pois causam danos a roupas, apesar dos danos serem bem pequenos.

Devido à sua natureza noturna, a reprodução dos lepismas só foi estudada recentemente. Estes precisam de um lugar úmido para se reproduzirem. Como no caso de alguns escorpiões, o macho coloca um saquinho ou cápsula fertilizante chamado espermatóforo no chão. O macho e a fêmea correm excitadamente durante todo o processo até que a cápsula seja recolhida pela fêmea.

1 species ID suggestions

3 Comments

Sckel
Sckel 5 years ago

thank you very much for your help, Goddefroy. I really wanted to know more about these strange things that appear crawling in bathroom tile.

Yes, cbenito00, they can degrade cellulose the paper.

cbenito00
cbenito00 5 years ago

I have heard that they eat paper??

Goddefroy
Goddefroy 5 years ago

Lepisma saccharina, frequently called a silverfish or fishmoth, is a small, wingless insect in the order Thysanura. Its common name derives from the animal's silvery light grey and blue colour, combined with the fish-like appearance of its movements, while the scientific name (L. saccharina) indicates the silverfish's diet of carbohydrates such as sugar or starches.

Cariacica, ES, Brazil

Lat: -20.31, Long: -40.43

Spotted on Jan 1, 2014
Submitted on Jan 1, 2014

Related spottings

Peixinho-de-prata Zilvervisje Silverfish Silverfish

Nearby spottings

Green stink bug Ant /Formiga Yellow Butterfly Golden Yellow Chalcid Wasp