Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Pavão

Phasianidae

Description:

Chama-se pavão a aves dos géneros Pavo e Afropavo da família dos faisões (Phasianidae). Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho teria um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e seriam um exemplo de seleção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.

Habitat:

Esta espécie é originária do Subcontinente indiano (Índia, Sri Lanca, Paquistão e Bangladesh), mas é, actualmente, mantida em cativeiro em muitas partes do Mundo. Os pavões-azuis em liberdade vivem em florestas abertas, florestas secundárias, pomares e campos de cultivo próximo de povoações, até aos 2000 metros de altitude.

Notes:

A cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores. No topo de cada fileira de penas do pavão você verá um ocelo redondo e brilhante, ou um pequeno olho. Ocelo deriva do latim "oculus", que significa "olho". Esses pontos iridescentes são o que dão a dimensão exótica às plumas.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

1 Comment

alicelongmartin
alicelongmartin 11 years ago

Very Nice!

MaristelaPresser
Spotted by
MaristelaPresser

Gravataí, Rio Grande do Sul, Brazil

Spotted on Jan 28, 2012
Submitted on Oct 24, 2012

Related Spottings

Peacock Chukar Pheasant Grey-winged francolin

Nearby Spottings

Capivara Cisne Spotting Spotting
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team