Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Sanhaço Cinzento

Tangara sayaca

Description:

Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Passeriformes Família: Thraupidae Género: Thraupis Espécie: T. sayaca Nome binomial Tangara sayaca O sanhaço-cinzento mede de 16,5 a 19 cm de comprimento, pesando em média 42 gramas. Possui plumagem cinzenta fosca e ligeiramente azulada, com partes inferiores mais claras. As rêmiges são marginadas de um azul um pouco mais pronunciado com reflexos verdes, próximo de azul-turquesa, o mesmo efeito encontrado nos ombros e nas margens das tetrizes. Jovens têm uma cor mais esverdeada-pardacenta. É facilmente confundido com o seu parente próximo, Thraupis episcopus, mas este tem o ombro de tom branca.

Habitat:

Também conhecido como sanhaço-do-mamoeiro, sanhaço, sanhaço-comum, sanhaço-da-amoreira, e no Nordeste brasileiro como pipira-azul e sanhaço-azul (Natal/RN - Brasil). Subespécies Tangara sayaca sayaca: Paraguai até o nordeste Brasil, sudoeste do Peru, Uruguai e nordeste da Argentina. Tangara sayaca boliviana: Bolívia (Rio Beni até Rio Mapiri) Tangara sayaca obscura: Região centro sul da Bolívia até o oeste da Argentina.

Notes:

Seu nome significa: do (tupy) tangará, ata+ andar; e carã+ em volta; e do (tupy) saí-açu, + nome indígena tupy para um pássaro muito ativo ou para identificar várias espécies do gênero Tangará; Sayacu de Marcgrave (1648),(Thraupis).-> pássaro dançarino Sayacu.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

1 Comment

Christyni
Christyni 7 years ago

New pictures.

Christyni
Spotted by
Christyni

São Caetano do Sul, SP, Brazil

Spotted on Apr 29, 2016
Submitted on Apr 29, 2016

Related Spottings

Saíra amarela Tángara Dorada Burnished-buff Tanager Tangara

Nearby Spottings

Rufous-bellied Thrush Photos updated Periquito-rico Picão-amarelo
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team