Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Aranha-de-teia-dourada

Nephila clavipes

Description:

A aranha-de-teia-dourada recebe este nome devido à coloração amarelada de sua extremamente elaborada e simétrica teia. Como seu veneno é muito fraco, depende dos fios pegajosos para manter seu alimento preso. A teia pode medir mais de um metro de diâmetro e é uma excelente armadilha. É construída entre os galhos das árvores, acima do solo, a uma altura perfeita para a captura de insetos voadores, como mariposas e gafanhotos.

Habitat:

Habita todo o continente americano, mas sempre nas áreas quentes. Vive em florestas, mas é muito comum nos quintais e varandas – costuma ficar próxima a lâmpadas, facilitando sua caçada.

Notes:

A seda é tão forte quanto um cabo de aço de mesma proporção. Às vezes até mesmo pequenos pássaros ficam grudados nas teias. Os fios são elaborados por uma estrutura no abdome da aranha, composta de glândulas fiandeiras. Além da teia, chama atenção também pelo seu tipo físico: é um aracnídeo grande (cinco centímetros, em média, de corpo), com coloração diversa e formato exótico. Apresenta dimorfismo sexual, já que as fêmeas são bem maiores do que os machos. Não é uma aranha agressiva e seu veneno não causa danos à saúde dos humanos. Apresenta hábitos tanto noturnos, como diurnos.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

No Comments

Cris
Spotted by
Cris

São Caetano do Sul, SP, Brazil

Spotted on Apr 4, 2014
Submitted on Apr 4, 2014

Related Spottings

Nephila Spider (Female) Nephila Spider Nephila vitiana Nephila clavipes

Nearby Spottings

Lírio Bagworm moth Unknown  Spotting Cactos Peludo
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team