Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Joaninha-Australiana

Rodolia cardinalis

Description:

Domínio: Eukaryota Reino: Animalia Subreino: Eumetazoa Filo: Arthropoda Subfilo: Hexapoda Classe: Insecta Subclasse: Pterygota Superordem: Endopterygota Ordem: Coleoptera Subordem: Polyphaga Infraordem: Cucujiformia Superfamília: Cucujoidea Família: Coccinellidae

Habitat:

Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semiesférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias. Como os demais coleópteros, passam por uma metamorfose completa durante seu desenvolvimento; seus ovos eclodem em 1 semana e o estágio larval é de 3 semanas, durante o qual o inseto já apresenta a mesma alimentação do adulto (imago). As larvas, geralmente, tem corpo achatado e longo, com tubérculos ou espinhos e faixas coloridas ao seu longo. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. Há cerca de 4500 espécies na família, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça. As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. Apesar da grande utilidade, estes insetos sofrem ameaça dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores em suas plantações, embora a maioria das espécies não seja considerada como ameaçadas.As joaninhas podem ser consideradas bichos de jardim por que elas ficam nas folhas dos jardins.

Notes:

Rodolia cardinalis, originária da Austrália, que apresenta élitros de coloração vermelho-sanguínea decorados com manchas pretas. Foi introduzida em várias partes do mundo para combater cochonilhas que atacam os pomares. Também é conhecida pelo nome de joaninha-australiana.

No Comments

Cris
Spotted by
Cris

São Caetano do Sul, SP, Brazil

Spotted on Apr 11, 2014
Submitted on Apr 11, 2014

Related Spottings

Rodolia rufopilosa 大紅瓢蟲 Rodolia pumila 小紅瓢蟲 Rodolia pumila 小紅瓢蟲 Vedalia

Nearby Spottings

Unknown Spotting Abacaxi Ornamental Bromélia Cyca
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team