Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Pós-ecdise em ninfa Notogonioide Treehopper

Description:

Ninfa, cerca de 3 mm

Habitat:

Host plant: Lauraceae

Notes:

Info sobre ecdise (http://www.infoescola.com/artropodes/ecd...

Importante conquista evolutiva dos artrópodes, o exoesqueleto (do grego, exos, fora) é uma estrutura rígida que recobre o corpo desses animais total ou parcialmente, conferindo proteção aos órgãos internos e suporte à musculatura. Conforme o animal cresce ao longo do seu ciclo de vida, esse exoesqueleto é trocado, processo que recebe o nome de ecdise ou muda.

A ecdise pode ocorrer diversas vezes na vida de um animal, número ilimitado que varia de espécie para espécie. O mecanismo é ditado pela atuação de dois hormônios: o ecdisônio, que desempenha a função de estimular as células epiteliais a darem início ao processo de ecdise; e o hormônio inibidor de muda (MIH, do inglês, Moulting Inhibitor Hormone), que, como o próprio nome já elucida, age deforma contrária ao ecdisônio. Todo o ciclo ocorre em 4 etapas:

1º. Pró-ecdise – etapa que antecede a muda, na qual o animal se prepara para libertar um exosesqueleto, substituindo-o por outro. Nessa fase, o corpo do animal retém água e ar, o que facilita a sua sustentação durante a troca e exerce uma pressão que ajuda no rompimento da carapaça velha.

2º. Ecdise – troca efetiva dos exoesqueletos, ou seja, a etapa em que o esqueleto antigo é descartado, dando lugar a um novo.

3º. Pós-ecdise – etapa posterior à muda, em que o animal aumenta de tamanho e tem seu novo exoesqueleto endurecido gradativamente.

4º. Intermuda – compreende o período entre uma muda e outra, em que o animal armazena nutrientes para se preparar para o recomeço de todo o ciclo. O crescimento efetivo do animal ocorre nessa fase.

Existem basicamente dois fatores ambientais que muito interferem nesse ciclo: temperatura e disponibilidade de nutrientes. A variação de temperatura altera o metabolismo do animal, o que pode antecipar ou adiar o ciclo. Como o animal necessita de uma grande quantidade de energia para realizar a muda, é preciso haver, também, uma boa disponibilidade de nutrientes. Se a quantidade de alimento disponível é insuficiente, a muda é retardada, pois, dessa forma, o animal não consegue suprir os gastos de energia após o processo.

Com o envelhecimento do animal e o alcance da sua atividade reprodutiva, a sua capacidade de realizar as trocas de carapaças cessa. Isso acontece porque, antes da fase adulta, o animal utiliza a energia proveniente dos alimentos para seu crescimento, ao passo que, na idade sexual, essa energia será necessária para a produção de órgãos e células reprodutivas.

Além de um significativo aspecto da evolução dos artrópodes, a ecdise representa, ainda, um importante valor adaptativo, uma vez que possibilita a adequação desses animais a vários tipos diferentes de ambientes. Por outro lado, essa propriedade pode trazer algum prejuízo para o ser vivo, já que, após a muda, o animal se encontra vulnervál por determinado período (devido ao alto gasto de energia) o que facilita o ataque de predadores naturais.

Referências:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/R...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecdise

http://www.qualibio.ufba.br/024.html

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

3 Comments

Sckel
Sckel 9 years ago

thanks cris.
thanks Riekos, I have an ID and I will edit

RiekoS
RiekoS 9 years ago

It looks like hopper to me (I don't know which kind though). Nice.

Cris
Cris 9 years ago

Muito fofo Sckel.

Sckel
Spotted by
Sckel

Cariacica, ES, Brazil

Spotted on May 22, 2014
Submitted on May 22, 2014

Spotted for Mission

Nearby Spottings

Spotting Eucharitid wasp Stink Bug Moth Caterpillar/ Lasiocampidae
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team