Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Spotting

Habitat:

Cerrado

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

7 Comments

Sckel
Sckel 9 years ago

Olá, Sergio, eu aqui de novo. Quando eu tirei minha primeira foto de um marimbondo, eu tive essa duvida sobre o que eles são. Não há muito informação em português sobre nossos marimbondos. Marimbondo, creio eu, é nome comum ou popular para vespas das famílias Vespidae, Pompilidae ou Sphecidae (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vespa). Essa é realmente uma vespa grande, vespa de papel ou paper wasp em inglês (http://en.wikipedia.org/wiki/Paper_wasp). Eu acho que ele é um maribondo/vespa da família Vespidae (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vespidae), subfamília Polistinae. São 5 000 espécies no mundo. Gostaria de ajudar mais, mas como não tenho especialidade, não conheço chaves de identificação, eu teria que percorrer uma lista com todos os gêneros da família, e depois procurar imagens e info na net. O que levaria um longo inverno, hehehe.

Sérgio Salvador
Sérgio Salvador 9 years ago

Obrigado pelas informações! Ela estava raspando a madeira e misturando com a "saliva", acho que para fazer o casulo. Creio ser um tipo de marimbondo, não uma vespa.

Sckel
Sckel 9 years ago

Muito obrigado por esclarecer, Sergio. Eu tinha duvidas sobre isso dos animais mortos. Você é o mais indicado para auxiliar nosso amigo Sérgio.

Sergio Monteiro
Sergio Monteiro 9 years ago

Fotos de animais mortos pode, desde que: 1) - Tenha interesse científico. Pelo menos se pode saber que tal espécie pode ser encontrada em tal lugar, ok? e 2) - Que não seja muito chocante, por exemplo um animal estraçalhado na beira da estrada. De resto, qualquer informação adicional é bem vinda, como nesta foto: O que a vespa estava comendo? Você a viu caçar sua presa? Ela é comum onde você vive? Por último, bem vindo ao PN, e parabéns pela excelente foto.

Sckel
Sckel 9 years ago

Oi, Sergio, o que realmente você gostaria de saber? Existe uma página com as regras: http://www.projectnoah.org/faq. Eu percebo que não é permitido fotos com humanos, fotos de paisagens sem foco em uma espécie, animais mortos e frutas fora da sua planta de origem.

Sérgio Salvador
Sérgio Salvador 9 years ago

Obrigado Sckel! Vou pesquisar. Poderia me informar se tem alguma regra a ser seguida aqui?

Sckel
Sckel 9 years ago

Sergio, é uma vespa da subfamília Polistinae, é tudo que eu sei. http://en.wikipedia.org/wiki/Polistinae

Sérgio Salvador
Spotted by
Sérgio Salvador

Águas Claras, DF, Brazil

Spotted on Jun 8, 2014
Submitted on Jun 8, 2014

Nearby Spottings

Ipê Branco Spotting Spotting Spotting
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team