Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Swallow-tailed Hummingbird

Eupetomena macroura

Description:

Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Apodiformes Família: Trochilidae Vigors, 1825 Subfamília: Trochilinae Vigors, 1825 Espécie: E. macroura Nome Científico Eupetomena macroura Mede entre 15 e 19 centímetros de comprimento, sendo um dos maiores e beija-flores brasileiros, pesando em torno de 9 gramas. Cabeça, pescoço e parte superior do tórax de um profundo azul violeta; restante da plumagem verde-escuro iridescente. Pequena mancha branca atrás dos olhos; rêmiges castanho-escuro; raques das primárias externas alargadas, embora sejam bem menos evidentes que as espécies do gênero Campylopterus; cauda azul-escuro; calções brancos; bico ligeiramente curvado para baixo e preto. Tem como característica principal a cauda longa e profundamente furcada que toma quase 2/3 do seu tamanho total. Esporadicamente apresenta as penas azuladas da fronte tingidas de branco, amarelo ou de cores diversas, em virtude do acúmulo de pólen proveniente das flores que poliniza. A fêmea é quase igual ao macho, sendo um pouco menor e mais pálida. O imaturo é como a fêmea, mas a cabeça é particularmente mais pálida e tingida de marrom. Os beija-flores têm o mais acelerado metabolismo entre as aves. Podemos dizer que eles vivem em outro ritmo, pois tudo é acelerado. Quando em voo, podem bater as asas dezenas de vezes por segundo. O canto é muito agudo e rápido, parecendo um simples assovio para nossos ouvidos, mas quem estuda bioacústica sabe que quando a vocalização destas aves é analisada com cuidado em um sonograma, esta mostra-se muito complexa e até melodiosa.

Habitat:

Continente Americano. Os beija-flores são sem dúvida um dos grupos de aves mais típicos do continente americano, com suas cores iridescentes, rapidez descomunal, capacidade de pairar no ar e tamanho reduzido. O beija-flor-tesoura é talvez o integrante mais famoso desse grupo, ao menos no Brasil não amazônico, provavelmente pela sua abundância em locais urbanizados, pela beleza de sua coloração, pela tesoura facilmente reconhecível e principalmente pelos seu comportamento abusado, pois é um dos maiores e mais briguentos beija-flores. É também conhecido como beija-flor-rabo-de-tesoura e tesourão.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

No Comments

Christyni
Spotted by
Christyni

SP, Brazil

Spotted on Jun 9, 2016
Submitted on Jun 9, 2016

Related Spottings

Swallow-tailed Hummingbird Swallow-tailed Hummingbird (Beija Flor Tesoura) Beija-flor-tesoura Swallow-tailed Hummingbird

Nearby Spottings

Spotting Indian peafowl Spider Weevil
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team