Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Bem-te-vi

Pitangus sulphuratus

Description:

Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Passeriformes Família: Tyrannidae Género: Pitangus Espécie: P. sulphuratus Nome binomial Pitangus sulphuratus provêm de pitanga guassu, ou seja, pitanga grande, forma pela qual os índios brasileiros tupi-guarani o chamavam; e do latim sulphuratus, pela cor amarela como enxofre no ventre da ave. A espécie é ainda conhecida pelos índios como pituã, pitaguá ou puintaguá. Outras apelações existentes são triste-vida, bentevi, bem-te-vi-verdadeiro, bem-te-vi-de-coria, tiuí, teuí, tic-tiui e siririca (somente para fêmeas). A versão portuguesa da palavra se assemelha com a anglófona: great kiskadee. Na Argentina é conhecido como bichofeo, vinteveo e benteveo; na Bolívia como frío; e na Guiana Francesa como quiquivi ou qu'est-ce qu'il dit. Constitui em uma ave de médio porte, medindo entre de 22 e 25 cm de comprimento para aproximadamente 60 gramas. Tem uma coloração parda no dorso; amarela viva na barriga; uma listra (sobrancelha) branca no alto da cabeça, acima dos olhos; cauda preta. O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado. A garganta (zona logo abaixo do bico) é de cor branca. Não há dimorfismo sexual entre a espécie.

Habitat:

É uma ave típica da América Latina, com uma distribuição geográfica que se estende predominantemente do sul do México à Argentina, uma área estimada em 16.000.000 km². Entretanto, pode também ser encontrada no sul do Texas e na ilha de Trinidad. Foi introduzida nas Bermudas em 1957, importadas de Trinidad, e na década de 1970 em Tobago. Nas Bermudas, são a terceira espécie de ave mais comum, podendo atingir densidades populacionais de 8 a 10 pares por hectare.

Notes:

É uma das aves mais populares no Brasil. Anda geralmente sozinho, mas pode ser visto em grupos de três ou quatro que se reúnem habitualmente em antenas de televisão.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

2 Comments

Cris
Cris 9 years ago

Rs rs

Sckel
Sckel 9 years ago

Ave adaptada às tralhas humanas. :)

Cris
Spotted by
Cris

São Caetano do Sul, SP, Brazil

Spotted on Jun 17, 2014
Submitted on Jun 17, 2014

Related Spottings

pecho amarillo Benteveo Benteveo común Great Kiskadee

Nearby Spottings

Mariposa ornamentada Galo Unknown Spotting Caqui
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team