Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Jaguatirica(Ocelot)

Leopardus pardalis

Description:

Jaguatirica, jacatirica, bracaiá, ocelote, maracajá, gato-açu, gato-do-mato-grande ou simplesmente gato-do-mato (nome científico: Leopardus pardalis) é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus. São reconhecidas 10 subespécies, e o gato-maracajá (L. wiedii) é a espécie mais próxima da jaguatirica. Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até ao norte da Argentina, mas já foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica. Habita todos os tipos de ambiente ao longo de sua distribuição geográfica, até cerca de 1200 m de altitude. É um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 cm de comprimento e peso entre 7 e 15,5 kg. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii), mas a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcança a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, com cerca de 250 g. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos. Em cativeiro, a jaguatirica pode viver até 20 anos, o dobro da sua longevidade no estado selvagem. A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais lista a jaguatirica como estado de conservação "pouco preocupante" e ela está incluída no apêndice 1 da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção. É o mais abundante dentre os felídeos sul-americanos, apesar de as populações estarem decaindo. A situação de conservação varia, e é listada como "vulnerável" na Colômbia e Argentina. No Brasil, apenas a subespécie L. p. mitis é considerada em alguma categoria de ameaça. Já foi muito caçada por conta do comércio ilegal de peles e vendida como animal de estimação, mas a maior ameaça é a destruição e degradação do habitat. A sua beleza e relativa docilidade já fizeram com que a jaguatirica fosse desejada como um animal de estimação exótico. Por ser de porte relativamente menor, a espécie não traz problemas com ataques a seres humanos, mas pode causar problemas com ataques a galinheiros.

Habitat:

A jaguatirica possui uma distribuição geográfica histórica ampla, ocorrendo desde Louisiana e Texas, nos Estados Unidos, até o Peru e norte da Argentina. Atualmente, ainda ocorre no Texas, desde o México e América Central até ao norte da Argentina, apesar de não mais ocorrer na província de Entre Ríos. A espécie pode também ser encontrada na ilha de Trinidad e na Ilha Margarita, na Venezuela. Entretanto, não habita as terras altas do Peru e no Chile. Fósseis de jaguatirica encontrados nos Estados Unidos demonstram que ocorria em latitudes mais ao norte das atuais, estendendo-se ao estado de Ohio e na Flórida. A confirmação de sua existência no Uruguai estendeu para cerca de 350 km sua ocorrência para latitudes ao sul. Está praticamente extinta ao norte do rio Grande, com apenas uma pequena população relictual no Texas e desapareceu em grande parte da costa oeste do México. Ocorre em ampla variedade de habitats ao longo de sua distribuição geográfica, desde florestas tropicais e subtropicais do Peru e Brasil até ao chaparral semi-árido do sul do Texas e áreas periodicamente alagadas do Pantanal. Também ocorre em áreas de mangues no litoral. Apesar de aparentar ser um animal generalista, a jaguatirica ocupa um pequena porção destes habitats, sendo muito dependente da existência de vegetação densa ou cobertura florestal e sua ocorrência é muito mais descontínua e restrita do que sugere sua ampla distribuição geográfica. Apesar disso, é tolerante a perturbações no ambiente geradas pelo homem e pode sobreviver em fragmentos de floresta próximos a habitações humanas. É possível encontrá-la em cultivos agrícolas, como plantações de cana-de-açúcar e Eucalyptus. Há registros da espécie desde o nível do mar até 1 200 m de altitude.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

6 Comments

Fyn Kynd
Fyn Kynd 9 years ago

Your spotting has been nominated for the Spotting of the Week. The winner will be chosen by the Project Noah Rangers based on a combination of factors including: uniqueness of the shot, status of the organism (for example, rare or endangered), quality of the information provided in the habitat and description sections. There is a subjective element, of course; the spotting with the highest number of Ranger votes is chosen. Congratulations on being nominated!

Sergio Monteiro
Sergio Monteiro 9 years ago

Jardel eu estou morrendo se inveja, este é um animal que eu sempre quis fotografar na natureza. Só acho que a Maria dB tem razão, em vez de descrever o histórico e o habitat genérico desta beleza, seria mais interessante para nós do PN uma descrição da reserva onde ela foi achada. A parte maior da descrição pode ser coberta com um link para um site que contenha as informações sobre ela. Você poderia, por favor, "aparar" um pouco as informações deste "spotting"? Obrigado.

Bhagya Herath
Bhagya Herath 9 years ago

love this handsome guy....

Maria dB
Maria dB 9 years ago

Wonderful spotting! In the habitat section, you could delete the lengthy description of the cats' natural habitat and mention where you saw this particular male - the name of the nature reserve.

dotun55
dotun55 9 years ago

Cute pup!

The MnMs
The MnMs 9 years ago

Awesome spotting!

Jardel Prado
Spotted by
Jardel Prado

MS, Brazil

Spotted on Oct 14, 2014
Submitted on Oct 29, 2014

Related Spottings

Ocelote Tigrillo Ocelot Ocelot Ocelot

Nearby Spottings

Jacutinga-de-garganta-azul(Blue-throated Piping-Guan) Bico-doce(Jungle runner) Iraúna-grande(Giant Cowbird) Jaçanã(Wattled Jacana)
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team