Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Alma-de-gato(Squirrel Cuckoo)

Piaya cayana

Description:

A alma-de-gato é uma ave cuculiforme da família Cuculidae. Também é conhecida pelos nomes populares de alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaçu, atingaú, atinguaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, picuã, picumã, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tincoã, tinguaçu, titicuã, uirapagé, urraca e pecuã. Etimologia: Seu nome significa: do (creole) piaye = nome nativo para a ave da família cuculidae, cuco; e do (latim) cayana = originário da Cayenne, ou originário da Guiana Francesa.[FRISCH, 112] ⇒ pássaro cuco originário da Guiana Francesa. Apresenta plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa, escura e com as pontas das retrizes claras, bico amarelo e íris vermelha. Sua cauda excepcionalmente grande a torna inconfundível, a não ser na amazônia, onde existem duas outras espécies próximas, o chincoã-pequeno (Coccycua minuta), que como o nome diz é bem menor que o alma-de-gato e o chincoã-de-bico-vermelho (Piaya melanogaster), que além do bico, difere por apresentar a barriga negra e por possuir uma mancha amarela próxima ao olho. Mede cerca de 50 centímetros (contando a cauda).

Habitat:

Seu nome em inglês, “squirrel cuckoo”, literalmente traduzido como “cuco - esquilo” expressa muito bem o comportamento desta ave, que lembra muito os esquilos pelo modo como pula entre as ramagens com sua longa cauda. Já seus dois nomes mais comuns em português: chincoã e alma-de-gato, referem-se respectivamente à sua vocalização e ao seu modo sorrateiro, até mesmo um tanto misterioso. Costuma imitar o chamado de alerta, ou perigo de algumas aves como o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) e Maria-cavaleira (Myiarchus ferox) para poder capturar insetos que se desprendem da ramaria, consequência dos movimentos provocados pela movimentação de outras aves. Observação pessoal Vitor Herdy. Apesar de seu tamanho consegue se deslocar sem ser facilmente notado. Ocorre em matas ciliares, matas secundárias, capoeiras, parques e bairros arborizados até mesmo das maiores cidades brasileiras. Habita os estratos médio e superior dessas matas, deslocando-se através da copa das árvores e arbustos, quase nunca descendo ao solo. Anda sozinho ou aos pares. Uma ave que gosta de planar, e para isso, apresenta duas caudas, uma interna e outra externa. Para voar abre a interna (que é a listrada) e a cauda parece aumentar. Isso ajuda a ave a planar com facilidade.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

No Comments

Jardel Prado
Spotted by
Jardel Prado

MG, Brazil

Spotted on Jul 20, 2014
Submitted on Jul 23, 2014

Related Spottings

Piaya cayana Squirrel Cuckoo Squirrel Cuckoo (alma-de-gato) Squirrel Cuckoo

Nearby Spottings

Tuim(Blue-winged Parrotlet) Canário-da-terra-verdadeiro(Saffron Finch) João-de-barro(Rufous Hornero) Lavadeira-mascarada(Masked Water-Tyrant)
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team