Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Limão Taiti

Citrus aurantifolia

Description:

Família: Rutáceas Nome comum: limão-taiti, limão tahiti, limão-verde Origem: desconhecida, porque é um híbrido. A origem do Citrus é a Ásia. a planta tem um rápido crescimento, pode chegar a 4 metros de altura, a copa é arredondada e bem enfolhada. As folhas são de tamanho médio e com formato elíptico. Os botões florais e as pétalas são brancos e produzidos nas extremidades dos ramos, em grupos de dois a vinte. Os frutos têm tamanho médio, formato arredondado, lisos, polpa com muito suco, não muito ácido e são colhidas ainda verdes para consumo e comercialização. Os frutos não têm sementes, porque tanto o pólen como as células do óvulo degeneram durante a multiplicação celular na fecundação. O limoeiro-taiti floresce e frutifica ao longo do ano, mas tem maior produção de janeiro a junho e menor oferta de julho a dezembro. A diferença no preço é muito grande entre essas épocas mencionadas e pode chegar de 5 a 10 vezes mais na entressafra. Nos ramos, nota-se a presença de espinhos curtos. O limoeiro se desenvolve e frutifica bem em condições de clima ameno a quente, solos profundos e bem drenados, portanto as mesmas condições para produção de laranjas. A propagação mais indicada é por enxertia. O limoeiro-taiti é do mesmo grupo do limão-galego.

Habitat:

o limoeiro-taiti é plantado em praticamente todos os estados brasileiros e também nos países da América do Sul, Central, México e nos Estados Unidos, no estado da Flórida. .O Brasil e o México são os maiores produtores desse limão, suprindo mais de 70% do mercado mundial. No Brasil, o estado de São Paulo lidera a produção e os estados do Rio de Janeiro e da Bahia são destaques.

Notes:

Essa fruta é rica em vitamina C e outras vitaminas e sais minerais. O seu suco é indicado para evitar escurecimento de muitas frutas cortadas e de verduras.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

No Comments

Cris
Spotted by
Cris

São Caetano do Sul, SP, Brazil

Spotted on Mar 9, 2014
Submitted on Mar 9, 2014

Related Spottings

Citrus Tachibana Orange tree Limonero

Nearby Spottings

Unknown spotting Egg Agapórnis ladybug copulating Besouro
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team