Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Tangara sayaca

Thraupis sayaca

Description:

Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Passeriformes Família: Thraupidae Género: Thraupis Espécie: T. sayaca

Habitat:

Sua área de ocorrência atual se estende por todo o litoral leste da América do Sul entre a região de São Luís, no Brasil, até a região de Buenos Aires, na Argentina, e dali se estendendo para dentro do continente até encontrar os Andes do Peru até a Argentina, mas não ocorre na Bacia Amazônica.2 No Brasil é o sanhaço mais comum e popular. Vive em matas abertas, capões, matas ciliares, zonas de cultivo, matas degradadas ou em recuperação, e mesmo em jardins e parques urbanos, tolerando climas de úmidos a semiáridos. Pode viver em altitudes de mais de 3 mil metros, mas usualmente ocupa áreas abaixo dos 2 mil metros. Na Colômbia já foi extinto, e as populações peruanas são pequenas, compostas por visitantes ocasionais que não nidificam no local.

Notes:

O sanhaço-cinzento mede de 16,5 a 19 cm de comprimento, pensando em média 42 gramas. Possui plumagem cinzenta fosca e ligeiramente azulada, com partes inferiores mais claras. As rêmiges são marginadas de um azul um pouco mais pronunciado com reflexos verdes, próximo de azul-turquesa, o mesmo efeito encontrado nos ombros e nas margens das tetrizes. Jovens têm uma cor mais esverdeada-pardacenta. É facilmente confundido com o seu parente próximo, Thraupis episcopus, mas este tem o ombro de tom branco.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

2 Comments

Cris
Cris 10 years ago

Thank you João Burini.

João Burini
João Burini 10 years ago

Nome atual é Tangara sayaca

Cris
Spotted by
Cris

Santo André, SP, Brazil

Spotted on Mar 9, 2014
Submitted on Mar 9, 2014

Related Spottings

Tangara évêque Tangara évêque Sanhaço-do-coqueiro Sanhaço-cinzento

Nearby Spottings

Fungi Triális Spider Joaninha
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team