Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Rompimento do exoesqueleto em Aetalionid treehopper

Aetalion cf. reticulatum

Description:

Aetalionidae emerging from exuviae. Última muda, rompimento do esqueleto.

Habitat:

Fabaceae no quintal.

Notes:

Consegui o registro de Aetalion cf. reticulatum emergindo da exúvia (Exúvia é o nome do exoesqueleto quitinoso de artrópodes deixado quando realizam uma muda) para vida adulta. Percebo que a muda é um momento extremamente delicado para os Ecdysozoa. Em Aetalion cf. reticulatum são momentos cruciais. Se algo der errado, ele pode ficar com as asas danificadas, pode ficar preso à exúvia ou ainda, perder as pernas. As asas "desenrolam" aos poucos e a cor muda de rosa claro ou branco para castanho escuro com listras, na última pós-ecdise (Fase logo após a muda, caracterizada pelo crescimento do animal e pelo gradual endurecimento do novo esqueleto).

Pelas minhas obervações, normalmente, quando esse inseto entra em processo de muda, ele se afasta dos outros insetos do seu grupo, para não ser perturbado ou tocado, suponho (Pró-ecdise: fase anterior à muda, compreendendo toda a fase preparatória. ). A ecdise acontece preferencialmente pela manhã, antes que os raios solares atinjam a planta hospedeira. Suponho que, a exposição direita ao sol seja bastante prejudicial, a ninfa pode morrer antes de concluir o processo, ou ter problemas para esticar as asas.

A espécie que está nessas fotos, foi transferida da planta hospedeira para uma folha de Boraginaceae, para que eu pudesse fotografá-la, uma vez que eles estavam aglomerados em um galho fora do alcance da minha câmera, 3 metros acima.

Informações sobre ecdise (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecdise):

Ecdise ou muda é processo de mudança do exosqueleto nos animais que apresentam este modo de crescimento e que, por esse motivo, foram agrupados num clade denominado Ecdysozoa. O processo da ecdise nos Ecdysozoa é controlado por hormonas chamadas ecdisteróides. A capacidade de mudar o exosqueleto é uma estratégia evolutiva com várias vantagens. Em primeiro lugar, um exosqueleto não mineralizado é mais leve e exige menos energia a formar-se. A possibilidade de mudar a “pele” permite-lhes também mudarem de forma, as metamorfoses que permitem que o animal se adapte a novos ambientes. A seguir à muda, o animal apresenta um exosqueleto mole durante algum tempo (que depende da espécie e do tamanho do indivíduo).

A quantidade de mudas varia de acordo com a espécie. O seu controle é neuro-hormonal. O sistema nervoso produz neuro-secreções que estimulam certos órgãos, a produzirem e liberarem o hormônio ecdisona; a ecdisona estimula as células do epitélio a iniciarem o processo de muda. Esse processo é iniciado na linha de muda. O esqueleto é rompido pela pressão exercida pelo corpo do animal, que absorve água e incha.

Podem-se distinguir quatro fases de muda:

Pró-ecdise: fase anterior à muda, compreendendo toda a fase preparatória.

Ecdise: rompimento e liberação do esqueleto antigo; é a muda propriamente dita.

Pós-ecdise: fase logo após a muda, caracterizada pelo crescimento do animal e pelo gradual endurecimento do novo esqueleto.

Intermuda: período entre as mudas, em que o animal faz reservas alimentares, em seus tecidos, preparando-se para a próxima muda.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

2 Comments

Sckel
Sckel 9 years ago

Antonio, voce é imensamente gentil. obrigada.

Awesome capture Sckel,great series,congrats and thanks for sharing

Sckel
Spotted by
Sckel

Cariacica, Espírito Santo, Brazil

Spotted on Jun 4, 2014
Submitted on Jun 4, 2014

Spotted for Mission

Related Spottings

Treehopper Treehopper Aetalionid Aetalionidae

Nearby Spottings

Spotting The South American Potter Wasp Spotting Moth
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team