Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Fogo-apagou(Scaled Dove)

Columbina squammata

Description:

Fogo-apagou é uma ave columbiforme da família Columbidae. Seu nome significa: do (latim) columbina = referente à família Columbidae; e do (latim) squamatus = referente a escamas, escamada. ⇒ pombinha com escamas ou pombinha escamada. O nome popular fogo-apagou é sem dúvida a melhor tradução escrita para o canto desta ave, um dos sons mais típicos da “roça”. Recebe os nomes populares de rolinha-carijó, fogo-pagô (onomatopeico), rola-pedrês, Felix-cafofo (Paraíba), paruru e galinha-de-Deus. Na região mais setentrional do Nordeste brasileiro, precisamente no interior dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, Columbina squammata é chamada pelos moradores locais de rolinha-cascavel ou rolinha-cascavilinha devido ao padrão da plumagem lembrar o aspecto das escamas da cobra cascavel (Crotalus durissus). A característica mais marcante desta espécie é o padrão escamado da plumagem, que lhe proporciona camuflagem. A cor de base é o bege. Quando em voo é possível ver uma faixa branca na base da asa, seguida pela faixa branca da lateral da cauda. Mede cerca de 19 centímetros.

Habitat:

A fogo-apagou é uma rolinha de hábitos geralmente discretos, que anda em casais ou pequenos grupos pelas bordas de matas, cerradões, pomares, parques e outros tipos de vegetação, excluindo-se os muito abertos ou muito fechados. Seu silêncio só é quebrado pela vocalização, que a ave só emite empoleirada em locais bem escondidos, e pelo ruído produzido pelas asas quando a ave alça voo, lembrando um gemido. No Sudeste é tida como espécie arisca, sendo muito mais ouvida do que vista em cidades como Campinas ou Ribeirão Preto, mas é curioso notar que em Brasília ou Goiânia a fogo-apagou aproxima-se muito mais das pessoas, ciscando nas calçadas da mesma forma que a rolinha-roxa (Columbina talpacoti). Ornitólogos e observadores de aves do estado de São Paulo vêm relatando um certo declínio nas populações desta espécie. Muitos atribuem este declínio à competição com a pomba-de-bando (Zenaida auriculata), que vem aumentando sua distribuição e abundância.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

1 Comment

the-nature-lovers2
the-nature-lovers2 9 years ago

kiss me

Jardel Prado
Spotted by
Jardel Prado

MG, Brazil

Spotted on Aug 3, 2014
Submitted on Sep 24, 2014

Related Spottings

Ground-Dove Tortolita Ground dove Paloma

Nearby Spottings

Tucano-toco(Toco Toucan) Anu-branco(Guira Cuckoo) Garça-branca-pequena(Snowy Egret) Urubu-de-cabeça-vermelha(Turkey Vulture)
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team