Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

Rã-verde

Pelophylax perezi

Description:

Morfologia: Esta espécie pode alcançar os 11 cm de comprimento (fêmeas), ainda que normalmente não ultrapasse os 8 cm. Possui uma coloração verde e castanha muito variável, com manchas negras, com uma linha vertebral verde mais clara e o ventre é de cor acizentada. O tímpano é visível . Tem 4 dedos nas extremidades anteriores e 5 nas posteriores que estão unidos por membranas interdigitais muito denvolvidas. A pupila do olho é horizontal. Os machos têm sacos vocais de cor cinzenta nos cantos da boca. Chegam a viver até aos 6 anos, ainda que o mais habitual sejam 2 ou 3 anos. Alimenta-se tanto de presas terrestres como aquáticas. A alimentação é constítuida maioritariamente por invertebrados, principalmente de Diptera (moscas e mosquitos), Coleoptera (besouros) e Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas). Ocasionalmente, pode-se alimentar de pequenos vertebrados, como peixes. Também pode praticar o canibalismo. Os girinos alimentam-se de detritos, algas e fitoplâncton. Os adultos estendem as suas áreas de alimentação em torno de corpos de água onde vivem, mas nunca se afastam por mais do que 5 metros.

Habitat:

É uma espécie estritamente aquática, aparecendo em todos os tipos de corpos d'água, mas de preferência em ambientes permanentes. Pode ser encontrada tanto em ambientes lóticos (rios, córregos, riachos, valetas) como em áreas de baixa corrente e meios lênticos(lagos, lagoas agrícolas, sapais, canais, reservatórios).

Notes:

Época reprodutiva - Maio a Julho. O amplexo é axilar. A postura é entre 2000 ovos a 7000. Os ovos são depositados nas plantas aquáticas e também podem ser encontrados a flutuar. Os girinos eclodem em 5/8 dias e a metamorfose inicia-se às 8/12 semanas.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

No Comments

Prof. Reynaldo dos Santos
Spotted by a stud ent at Prof. Reynaldo dos Santos

Portugal

Spotted on May 30, 2014
Submitted on May 30, 2014

Related Spottings

Pelophylax ridibunda Frog Rana Verde Rã comum

Nearby Spottings

Chagas Glória da manhã Mostarda-preta Dente-de-leão
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team