Guardian Nature School Team Contact Blog Project Noah Facebook Project Noah Twitter

A worldwide community photographing and learning about wildlife

Join Project Noah!
nature school apple icon

Project Noah Nature School visit nature school

João-de-barro(Rufous Hornero)

Furnarius rufus

Description:

O joão-de-barro é uma ave passeriforme da família Furnariidae. Seu nome significa: ⇒ (ave vermelha construtora de fornos.) Mede 18 a 20 centímetros de comprimento e pesa 49 gramas. Possui o dorso inteiramente marrom avermelhado (por isso o epiteto específico rufus). Apresenta uma suave sobrancelha, formada por penas mais claras, em leve contraste com o restante da plumagem da cabeça. Rêmiges primárias (penas de voo, nas asas) anegradas, visíveis em voo, com as asas abertas. Ventralmente é de coloração clara (alguns indivíduos podem possuir o peito, flancos e barriga amarronzados, semelhante ao dorso), sendo o queixo e pescoço brancos. Excetua-se a cauda, que é avermelhada tanto dorsal quanto ventralmente. É uma das aves de mais fácil observação nos locais onde ocorre pois além de não se afastar muito de seu território não é nem um pouco arisca, deixando o observador chegar a poucos metros de distância. Quando não está empoleirada desce ao solo, onde passa boa parte de seu tempo caminhando de modo bem típico alternado pequenas corridas com intervalos nos quais anda mais devagar.

Habitat:

É muito comum em paisagens abertas, como campos, cerrados, pastagens, ao longo de rodovias e em jardins. Caminha pelo chão em busca de insetos, freqüentemente pousando em postes, cercas, galhos isolados e outros pontos que permitam uma boa visão dos arredores. Vive geralmente aos casais. Canta em dueto (macho e fêmea juntos, cada qual de um modo um pouco diferente) nos arredores do ninho em postura altiva e tremulando as asas, com um canto extremamente estridente. Há várias lendas sobre esta espécie e a mais famosa, que já virou até tema de uma canção intitulada joão-de-barro, diz que se o macho for traído ele pode trancar a fêmea no ninho até que ela morra. Tal comportamento nunca foi registrado cientificamente. Algumas aves como pardais, canários e tuins podem usar ninhos de joão-de-barro abandonados. Uma provável dificuldade para a utilização dos ninhos é a temperatura de seu interior, que lhes confere o nome forno tanto no nome científico Furnarius quanto no nome em espanhol hornero. Esta ave tipicamente campestre vem aumentando significativamente tanto a sua distribuição quanto abundância. É a ave símbolo da Argentina.

Species ID Suggestions



Sign in to suggest organism ID

1 Comment

Ava T-B
Ava T-B 9 years ago

Here's a spotting of their nest in several stages of building: http://www.projectnoah.org/spottings/770...

Jardel Prado
Spotted by
Jardel Prado

MG, Brazil

Spotted on Jul 15, 2014
Submitted on Jul 15, 2014

Related Spottings

Hornero Furnarius Rufous Hornero Nest. Hornero, Rufous Hornero

Nearby Spottings

Lavadeira-mascarada(Masked Water-Tyrant) Canário-da-terra-verdadeiro(Saffron Finch) Tuim(Blue-winged Parrotlet) Bem-te-vi(Great Kiskadee)
Noah Guardians
Noah Sponsors
join Project Noah Team

Join the Project Noah Team